Indicação nº 266 de 2018
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Indicação
Ano
2018
Número
266
Data de Apresentação
15/10/2018
Número do Protocolo
Tipo de Apresentação
Escrita
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Não
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
Sentido de solicitar ao Sr. Prefeito Municipal, junto a secretaria de saúde, que solicite a Carreta ou Ônibus do Hospital de Câncer de Barretos "Outubro Rosa", para realizações de triagens, realizar ações preventivas ao câncer de colo de útero e exames de mamografia.
Indexação
Sentido de solicitar ao Sr. Prefeito Municipal, junto a secretaria de saúde, que solicite a Carreta ou Ônibus do Hospital de Câncer de Barretos "Outubro Rosa", para realizações de triagens, realizar ações preventivas ao câncer de colo de útero e exames de mamografia.
Observação
O mês de outubro é dedicado exclusivamente a prevenção cio câncer de mama. Conhecido por "Outubro Rosa", neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico. Em 2003 Hospital de Câncer de Barretos iniciou um projeto pioneiro de rastreamento mamográfico no Brasil, fazendo uso da estrutura do Hospital de Câncer de Barretos e da primeira Unidade Móvel com mamógrafo, a Unidade Móvel II. Esta unidade foi construída em um ônibus, contendo uma sala com um mamógrafo, urna sala de câmara escura e salas para a coleta de Papanicolau.
Esta unidade, ainda em operação, percorre as 18 cidades do Diretório Regional de Saúde de Barretos (DRS-V) e é responsável pelo rastreamento numa área com um total de mais de 500 mil habitantes e um público-alvo (mulheres de 40 a 69 anos) representado por mais de 55 mil mulheres.
Esta unidade, ainda em operação, percorre as 18 cidades do Diretório Regional de Saúde de Barretos (DRS-V) e é responsável pelo rastreamento numa área com um total de mais de 500 mil habitantes e um público-alvo (mulheres de 40 a 69 anos) representado por mais de 55 mil mulheres.